segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Emília não está fora de moda!

Dia desses aconteceu um evento muito bacana na escola de minha filha! Manhã inteira de leitura, ficção; pequenas, mas certeiras, encenações; música e muitas outras produções culturais.
Coisa mais linda ver o resgate da leitura e da boa literatura! Diga-se: da boa mesmo! De verdade, gente!
E aí fico pensando: como plantar poesia em tempo de redes sociais? Como ver o belo por meio da tela do computador? Como descobrir os grandes autores que estão adormecidos nas teclas dos PCs? Como, tanta coisa... E tanta coisa mesmo! Nem temos tempo de alimentar nossas redes sociais; e quando as estamos alimentando não estamos vivendo o mundo de verdade. Ou será que agora o mundo de verdade são as redes sociais?
E aí fico pensando: onde estão os "Monteiro Lobato"? Onde estão as Emílias, os Minotauros, os Pedrinhos e Narizinhos que tanto alimentaram a infância de tanta gente? Quem são os personagens que hoje enriquecem a imaginação das crianças? É o Harry Potter? É o Senhor dos Anéis ou o ladrão de raios?
Mas aí vejo que para que as Emílias voltem a aparecer basta uma boa dose de conhecimento dos que estão em sala de aula com as crinças; outra dose de gostar do que se faz; e outra de saber como se faz!
Parabéns aos que fazem as Emílias renascerem!
Que bom que as Emílias ainda andam soltas por aí!
É isso!

2 comentários:

  1. É isso aí! A literatura precisa ser resgatada. Que isso se perpetue e sirva de exemplo aos futuros professores!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    "É ainda possível chorar sobre as páginas de um livro, mas não se pode derramar lágrimas sobre um disco rígido." (José Saramago)
    Acredito que uma parte significativa da Literatura infantil contemporânea não leva nenhuma (ou pouca) bagagem cultural expressiva as crianças. Incentivar a leitura de Clássicos infantis, como Lobato, é estimular a construção de um ser humano questionador, crítico, que não se conforme ou acomode com o mundo ao seu redor.

    Beijos professora fofa!

    Maria Isabel

    ResponderExcluir