domingo, 11 de abril de 2010

Breve história - retorno ao passado!

Quem sou? Breves palavras.

Nasci em 1972, em Afonso Cláudio, cidade do interior do Espírito Santo.
Costumo brincar com meus alunos: não nasci, estreei! Brincadeira mesmo!
Mas por vezes me pego a pensar se não tem um pouco (um pouquinho que seja) de verdade diante de minha trajetória.

Filha de professores e funcionários públicos: professores por vocação, funcionários públicos por dedicação ao povo do interior que buscava acesso à Justiça!

Única menina no meio de dois meninos: João, o mais velho; Fabrício, o mais novo; e eu, a do meio! Menina e filha do meio! Já nasci “espremida”! (então não estreei?!).

Já pequena (quer dizer, ainda nova, pois pequena ainda sou - Papai do Céu me deu apenas 1,54 de altura!), mostrava as primeiras características de quem sabia o que queria: se os meninos fossem brincar na rua, eu também tinha que participar!

Ainda menina, na igreja Católica, na qual tive meus primeiros passos religiosos, sempre busquei meu espaço no coral, na coroação da Virgem Maria (quem é do interior sabe o do que estou falando!), no recolhimento das ofertas, na ajuda ao padre, e, mais tarde no grupo de adolescentes, enfim, em tudo que eu pudesse contribuir, lá estava eu!

Meus pais sempre primaram pela dedicação aos estudos e, apesar do gênio forte que já insistia em aparecer na infância, jamais desobedeci a essa exigência!

No ano em que completaria 15 (quinze) anos, em 1987, decidi que iria “pra cidade grande” estudar (meu irmão João já morava em Vitória). E foi assim que me mudei para a capital, em busca de um ensino que pudesse dar continuidade à minha formação.

Garanto que não foi fácil: meus pais não tinham dinheiro “sobrando” e tudo que faziam era para criar os filhos com dignidade! E conseguiram! Sem a firmeza deles e a dedicação que sempre tiveram tenho a certeza de que as coisas seriam bem mais difíceis.

Moramos na casa de parentes, aos quais serei eternamente grata, e mais tarde, em 1990, quando os três filhos já estavam estudando em Vitória, meus pais alugaram um apartamento para todos os irmãos.

Em 1990, passei no meu primeiro vestibular: Letras/Português, na UFES; no ano seguinte, passei em Direito, em Colatina. Mas eu já estava enredada pelas “letras” e deixei, temporariamente, o Direito.

Ainda no Ensino Médio, antigo Segundo Grau, tive a oportunidade de participar de importantes debates sobre os rumos do país: havia candidatos à presidência que levavam os estudantes à loucura. Ideias de mudança, propostas de contestações a tudo e a todos! E votamos, após longo período sem eleições presidencias, para uma eleição histórica: a eleição de 1989 foi disputada por 22 candidatos - entre eles, Fernando Collor, Lula, Leonel Brizola, Mário Covas, Paulo Maluf, Ulysses Guimarães, Aureliano Chavez, Guilherme Afif Domingos, Roberto Freire, Enéas e Fernando Gabeira. Lula e Collor se enfrentaram no segundo turno. Collor venceu. Que pena! Mas a democracia ganhou! (depois falo de Collor).


Durante a faculdade, sempre liderei grupos de estudo e conversas políticas no RU (Restaurante Universitário). Tinha amigos no curso de Direito que amavam a esquerda desse país, num sonho de mudar a sociedade. Então, tudo começava e terminava em discussões e sonhos de mudanças!

Já no terceiro período do curso de Letras comecei a dar aulas e não parei mais!

Casei-me (permaneci casada até 1998) e tive duas lindas filhas: Luíza e Marina. E fui somente mãe e professora durante um longo tempo, sem conseguir me envolver com a militância política. Mas sempre acompanhando as lutas políticas. Naquela época acreditava num PT ético, moralizado e que seria capaz de minimizar o hiato entre pobres e ricos. E em 1994, Fernando Henrique, então no PSDB assumia os rumos do país! E, na minha visão, sempre crítica em relação à política, as coisas pareciam começar a melhorar (em outra hora falamos de FHC).

Decidi, então, em 1999, terminar o curso de Direito. Terminei em dezembro de 2002 e, no ano seguinte, fui aprovada no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Advoguei por quase um ano e voltei a me dedicar à sala de aula, concomitantemente.

No mesmo ano em que terminei o curso de Direito, Lula foi eleito presidente do país. Quanta emoção! E, na mesma proporção, vieram as decepções! (depois falo delas).

E vieram os escândalos envolvendo o PT de Lula. E ninguém pediu a saída do presidente! Talvez para preservar a democracia! Talvez! Mas lá traz, Collor teve a cabeça a prêmio (e bem merecido, mas não por algo tão mais escandaloso do que ocorrera com o “Mensalão” do PT)!

E me decepcionei de vez com o PT em que acreditava!

Casei-me novamente em 2003 e tive mais uma filha: Valentina! Nessa época já estava envolvida com o Ministério Infantil da Igreja Batista de Jardim Camburi. E muito envolvida! Crianças são prioridade para uma sociedade justa e pautada na projeção para o futuro. E nossa igreja já sabia disso! E nós trabalhávamos para isso!

Mudei-me de Jardim Camburi e, em 2004, vim morar no IBES (Instituto do Bem Estar Social), o primeiro bairro projetado da América Latina – doce ironia! Porque foi projetado e esquecido pelo poder público). Bairro de pessoas acolhedoras! Aqui fiz muitos e bons amigos! Aqui voltei a militar na comunidade! Aqui voltei a lutar efetivamente pelos direitos sociais!

E voltei a advogar: agora para aqueles que me procuravam para resolver os conflitos do dia a dia!

Então, em 2008, voltei a “namorar” alguns partidos políticos: PV e PSB. Mas “casei-me” com o PSDB. Filiei-me e foi natural minha incursão. Já em contato com algumas lideranças comunitárias, o Direito sempre foi a base para as discussões, pois sem conhecimento legal não se chega a lugar nenhum!

Enfim, muitos fatos foram omitidos, até porque fiz um breve relato, breve mesmo! Mas em outros momentos, mais detalhes serão apresentados!
Bom, é isso!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nem o que falar diante dessa história de vida tão linda e emocionante. Não dá para falar de você sem mencionar os caríssimos seu Duarte e dona Valentina. Eles criaram maravilhosamente bem os três filhos, que são muito gentis e divertidos. E você principalmente, a única filha. Tive o enorme prazer de conhecer essa família e posso dizer que todos são uns fofos. Considero-os a minha família. Adorei a sua iniciativa. O ES precisa de mais políticos honestos e compromissados com a população. Creio que você trará novos rumos para nosso estado. Conte comigo para o que precisar!! Beijos, Lorena Gaigher Storch.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza de que uma pessoa tão íntegra e tão responsável como você saberá como ninguém criar as leis mais importantes para o nosso estado.

    Publiquei um texto em meu blog, em que faço referência a essa futura deputada!!

    Entra lá: www.ramontardin.blogspot.com

    Grande Beijo Erika!!!

    ResponderExcluir
  4. Depois de muito tempo sem contato consegui, visualizar seu perfil. Fico muito feliz que esteja bem.É muito bom reencontrá-la e, principalmente saber que sua vida continua pautada na etica, na familia, na amizade e no carater. É bom retornarmos ao passado e ver que temos historias para contar, que temos coisas para lembrar e principalmente lembrar de nossas origens. Esta tal rede social é muito boa e por meio dela conseguimos reencontrar pessoas queridas.Grande beijo. Com Muitas Saudades. Espero revê-la. Jaja. :)

    ResponderExcluir