segunda-feira, 12 de abril de 2010

Desafios

Gostar de desafios.

Você já se pegou diante de grandes desafios? Eu já! E não foram poucos.
Um dia um grande amigo meu perguntou–me o que eu mudaria em minha vida, e eu disse: “nada!”. E ele ficou me olhando, daquela forma que a gente sabe que está sendo julgada, medida, questionada de forma velada.
Acho que todo mundo já passou por esse tipo de julgamento!
Mas eu expliquei a ele que não mudaria nada porque, do contrário, minha visão sobre o mundo não seria o mesmo!
Pois é! Tem gente que aprende ouvindo; tem gente que aprende fazendo. Eu fiz um pouco dos dois: ouvi e fiz.
Costumo dizer à minha paciente mãe: há coisas que você me ensinou e eu as pratico; há outras que você me ensinou e eu não as coloco em prática; há outras, ainda, que você não me ensinou e eu as faço!
Assim sou eu: ouço, faço; ouço, não faço; não ouço, mas faço. E por isso não me arrependo! Aprendo com os erros. Faço deles acertos! Faço deles histórias para contar. Fiz deles desafios.
E volto aos desafios e deles não tenho medo. Ao contrário: eles me movem!
Acredito que todo ano, quando inicio um trabalho com uma turma que não conheço, encontrarei coisas fáceis e coisas difíceis. Educação é assim: nunca sabemos exatamente o que vamos encontrar: é sempre um desafio. Desafio, e não uma aventura! Gosto de desafios, não de aventuras!
Desafios nos fazem crescer e nos fazem querer transpor. Aventuras são momentâneas e só nos fazem querer vivê-las, sem que se pesem conseqüências.
Educação é um eterno desafio, porque ainda que a aula planejada seja a mesma, o aluno que vai dela participar é único, especial, sujeito de seu próprio discurso, de sua própria história. E ela, a aula, jamais será a mesma! Jamais se repetirá de uma sala para outra! E às vezes surgem situações imprevisíveis, mas com as quais temos que lidar. E é delas que gosto!
Política também é assim: acreditamos em nossos ideais, em nossos desejos de uma sociedade justa, plena, capaz de proporcionar dignidade a todos; planejamos nossa vida, nossa carreira; escolhemos o bairro onde vamos morar, os amigos com os quais queremos conviver. E escolhemos e escolhemos. Mas na verdade seremos os escolhidos, se não participarmos de uma sociedade civil organizada, que discuta o bem comum, que saiba que deve escolher bem seus representantes no Executivo e no Legislativo. Que mesmo escolhendo e sabendo onde quer chegar terá adversidades e desafios a serem vencidos e barreiras a serem transpostas.
Gostar de desafios não é necessariamente um mérito! Querer vencê-los é a melhor escolha!

Conte um desafio seu! Partilhe seus sonhos, seus ideais, suas ideias.
Deixe com que os outros decidam se querem aprender ouvindo ou fazendo, ou como eu ouvindo e fazendo!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Adorei a comparação (de igualdade) entre educação e política. Acho que é por aí mesmo: ambas são desafios! Fico muito feliz de vê-la se manifestando, mostrando sua insatisfação com aqueles que ignoram a política e/ou que acham que isso é "coisa de velho", como disse. Pura ignorância! Que você tenha muito sucesso nesta caminhada!! Beijos, Lorena Gaigher Storch.

    ResponderExcluir